Higiene em salão de beleza é essencial, e todo mundo gosta. Deveria ser o principal ponto na hora de eleger um salão, seja para cortar o cabelo, fazer um simples penteado, e fazer as unhas, que é o nosso assunto de hoje.
Há alguns anos, não havia tanta preocupação e cuidado como há hoje, devido à falta de conscientização de problemas de saúde que podem envolver o aparente simples ato de fazer as unhas. Ano passado, um estudo inédito da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo revelou que uma a cada 10 manicures, possuem hepatite B ou C; mais assustador ainda, é que essas profissionais não adotam nenhuma medida de prevenção para evitar o contágio às clientes, e obviamente falta informação a respeito do risco à saúde da profissão que exercem. Muitas vezes, elas utilizam o aparato nelas mesmas, sem esterilizar adequadamente, causando risco aos clientes.
Falei da Hepatite B e C, que são doenças graves, mas também podemos lidar com outros problemas como fungos (micoses), bactérias e outras doenças virais.
Os números são de arrepiar. A porcentagem das entrevistadas na pesquisa que esterilizavam material na autoclave não passou de 30%, e mesmo assim, utilizavam o equipamento de forma inadequada.
A autoclave é o equipamento de biossegurança ideal, capaz de esterilizar os materiais corretamente através de calor úmido, atingindo a temperatura de 121° a 134° C. É o equipamento utilizado pelos profissionais da saúde, como dentistas e médicos. Alguns profissionais ainda utilizam a estufa, que esteriliza o material através do calor seco. A temperatura atingida na estufa é maior, porém o tempo de exposição dos materiais deve ser maior e de acordo com o tipo de material, por isso muitas vezes não é utilizado de forma adequada. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não recomenda a utilização de estufas, devido às suas desvantagens e sistema não confiável.
Resumindo, o que você pode fazer ao ir à manicure?
Observe sempre a higiene do local. Se aparentemente o salão não tem cuidados no geral, muito menos terá uma autoclave no local. Você precisa encontrar um local de confiança, mesmo que você pague mais caro por isso, afinal é sua saúde que está em risco, e acima de tudo precisamos nos cuidar.
Outra coisa que você pode fazer, e é o mais recomendado, é levar seu próprio kit ao salão na hora de fazer as unhas das mãos e pés. Lembre-se de higienizar a cada uso, lavando com água e sabão e secando bem para não enferrujar. Se for utilizar álcool 70, friccionar bem cada superfície por no mínimo, 5 minutos.
Seu kit deve contar todo material necessário: cortador de unhas, de cutícula, lixas, toalha, palitos, espátula e uma bacia para amolecer a cutícula.
A esterilização só funciona se o equipamento estiver funcionando corretamente, o que é possível saber através de testes biológicos próprios para autoclaves. É como se fosse uma etiqueta de ‘aprovado’ na embalagem dos instrumentais. Fica a dica para os salões: abra sempre a embalagem na frente de seus clientes, com etiqueta de esterilização adequada. Todo material deve ser esterilizado: cortador de unhas, tesoura, cortador de cutículas e as toalhas devem ser individuais.
Com a nossa saúde, todo cuidado é pouco, então está dado o recado! Sejam cuidadosos e observadores, e isso estende-se também na hora da depilação, bronzeamento, enfim, qualquer procedimento de beleza. A saúde sempre em primeiro lugar!
Portanto prestem muita atenção meninas,manicures deve estar sempre de luvas e o seu material deve ser todo descartável!!!